A entrega do primeiro EC145 T2 para a DRF Luftrettung marca mais uma conquista da Airbus Helicopters no programa bem-sucedido da família BK117/EC145. Na primavera de 2014, o mais novo membro desta família recebeu a certificação da European Aviation Safety Agency (EASA) e agora está pronto para assumir uma vasta gama de missões. Mais de 100 pedidos já foram feitos para o novo helicóptero, desenvolvido e fabricado em Donauwörth.
O dr. Wolfgang Schoder, CEO da Airbus Helicopters na Alemanha, entregou este primeiro EC145 para a empresa de resgate aéreo alemã, DRF Luftrettung, que encomendou 20 destes helicópteros.
“A entrega do primeiro EC145 T2 é um evento significativo para todos nós da Airbus Helicopters e nos sentimos lisonjeados ao entregar esta aeronave a um de nossos clientes mais fiéis – a DRF Luftrettung. O EC145 T2 incorpora nosso objetivo de oferecer a nossos clientes os melhores helicópteros para suas missões, com custos operacionais reduzidos e pacotes de suporte e serviços sob medida”, disse Schoder.
“Estamos orgulhosos de sermos o primeiro operador no mundo a entregar um EC145 T2”, explicou Steffen Lutz, membro da Diretoria da DRF Luftrettung. “Esperamos este helicóptero para começar a operar 24 horas por dia/7 dias na semana em nossa estação de resgate aéreo em Munique no final do ano. Temos utilizado óculos de visão noturna desde 2009, quando nos tornamos a primeira empresa de resgate aéreo da Alemanha a fazê-lo, e o novo EC145 T2 é ideal para missões de resgate noturno.”
O EC145 T2 tem demonstrado ser um autêntico helicóptero polivalente. Seu tamanho compacto, a variedade das opções de equipamentos flexíveis da cabine e seu desempenho de voo excepcional, mesmo sob as condições climáticas mais extremas, oferecem uma série de possibilidades de missão. É por isso que as principais empresas de resgate aéreo na Europa encomendaram um total de 85 aeronaves deste modelo. Esses clientes se juntaram ao esquadrão de polícia aérea da Alemanha e às Forças Armadas Alemãs, que planejam personalizar 15 desses helicópteros para operações das Forças Especiais. Além disso, o EC145 T2 será utilizado para transportar pessoal para plataformas offshore. Foram colocados pedidos também para a versão corporativa de luxo, projetada para viagens de negócios. Cerca de 20 helicópteros serão entregues até o final deste ano.
Seu desempenho melhorado e adequação particular para missões de resgate aéreo distingue o EC145 T2 dos modelos anteriores da família BK117/EC145. Ele atende aos mais recentes e mais rigorosos regulamentos dos órgãos oficiais aeronáuticos, uma vez que requer menos manutenção graças ao maior tempo limite entre revisões dos principais componentes e o estabelecimento de um processo de melhoria contínua da manutenção. Com níveis de emissão de ruído significativamente abaixo dos limites internacionais, o EC145 T2 é o helicóptero mais silencioso de sua categoria.
Entre as novas características estão os motores Turbomeca Arriel-2E, com sistema de controle digital do motor (FADEC) de duplo canal, e um rotor de cauda carenado Fenestron®, além de caixas de transmissão principal e traseira novas e melhoradas.
O posto de pilotagem utiliza suíte de aviônicos digital Helionix® com piloto automático de 4 eixos desenvolvido pela Airbus Helicopters. Seu desempenho excepcional em voo pairado – mesmo em situações monomotor (um motor inoperante, OEI) – é crucial para a segurança de voo, especialmente para missões de resgate aéreo.
O EC145 T2 é um helicóptero bimotor polivalente, da classe de quatro toneladas, apresentado primeiramente em 2011. É o último membro da família BK117/EC145 da Airbus Helicopters, que foi projetada e fabricada em Donauwörth, e tem desfrutado de décadas de sucesso.
A Airbus Helicopters oferece a seus clientes uma vasta gama de serviços para auxiliá-los durante a colocação do EC145 T2 em funcionamento e posteriormente, durante sua operação. Estes serviços incluem o treinamento para técnicos e pilotos, um inventário aprimorado de sobressalentes e um programa de manutenção sob medida, como manutenção por “hora de voo” ou a opção de manutenção “serviço por hora” para os motores da Turbomeca. Estes programas de manutenção são planejados para reduzir os custos operacionais e assegurar os mais altos níveis de disponibilidade dos helicópteros. Um simulador “full flight” estará disponível em 2016.
Imagens e vídeos da entrega podem ser acessados em:
http://events.airbushelicopters.com